Minha foto
Grupo de Jovens salvos pela graça do Senhor, que por mais que se diferenciem entre si, unem-se em único propósito, servir a Deus em espírito e em verdade.

Existe um tal de jugo desigual


Existe UM tal de Jugo desigual...

Por Renisvan Nascimento
 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Co 6.14.)

É verdade que todos queremos amar e ser amados. É fato que ninguém gosta de se sentir sozinho o tempo todo. Mas, será que vale a pena fazer de tudo para não ficar sozinho? Até mesmo entrar em um jugo desigual? Já ouviu falar nisso?
O que é um jugo? Pela definição entende-se que é uma barra ou armação de madeira, pela qual dois animais de tiro, especialmente bois, são unidos pelo pescoço ou cabeça, para o trabalho. Isto significa que um trabalho que seria feito por dois, para dividir o peso e ser levado de uma forma mais suave, acaba se tornando, desigual, uma vez que o peso maior ficará para um dos dois carregar. Se um carrega o peso maior, logo ele sofrerá mais que o outro.
Hoje em dia, infelizmente, os valores da sociedade estão corrompidos. Cada vez mais encontramos jovens que não se guardaram para o casamento, se envolveram com pessoas cujos valores são diferentes e o "ficar" tem se tornado algo cada vez mais normal. Os valores “mundanos” têm entrado nas igrejas, jovens frustrados com a área sentimental buscam, ou voltam a buscar, refúgio em relacionamentos no mundo, pois não encontram estrutura familiar ou uma liderança preparada o suficiente para ouvi-los e ajudá-los. Todos esses jovens têm em comum o mesmo desejo: um casamento abençoado no Senhor. Por que tantos fracassam nesse projeto? Por que os sonhos de alguns jovens têm sido destruídos?
Deus tem para todos nós pensamentos de paz e não de mal para nos dar o fim que desejamos. Ninguém espera ter um final triste. Ninguém deseja para si mesmo sofrimento, entretanto, conhecendo o que Deus tem para nós, o inimigo prepara ciladas a fim de destruir o plano perfeito de Deus, e uma dessas ciladas é o jugo desigual. 


Afinal, por que teimamos tanto em namorar aquele cara ou aquela moça que não é cristão? "Ele é tão legal". "Ele não vai para a igreja, mas é uma pessoa muito boa". "Na igreja não encontro pessoas interessantes ou bons exemplos". "Não vejo problema nenhum em me relacionar com ele(a)". São algumas declarações que ouvimos por aí, mas até que ponto vale a pena arriscar a sua vida, seu relacionamento com Deus para se envolver com alguém que não tem os mesmos valores cristãos que você? Até que ponto vale a pena se submeter a um julgo desigual por medo de ficar sozinho? Até que ponto vale a pena sacrificar um futuro brilhante com Deus por causa de um relacionamento no presente que parece ser perfeito? E o que será desse relacionamento daqui há cinco, dez ou trinta anos? Se sobreviver.
Foi por isso que em Gênesis 24.4-67 vemos o encontro de Isaque e Rebeca. Abraão, como um pai muito sábio, pediu para o seu servo buscar uma esposa para seu filho no meio de sua "parentela". Abraão queria alguém do próprio povo dele. Alguém com os mesmos valores que Isaque, principalmente porque Abraão sabia que por meio da descendência dele, Deus abençoaria toda a terra. Abraão era um visionário e alcançou a promessa e Deus quer que você a alcance também.
Aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas de águia (Is 40.31). Ele se agrada daqueles que esperam nele (Sl 147.1) e aos seus amados dá enquanto dormem (Sl 127.2). Que promessas maravilhosas!
“Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” Deus se importa conosco, e sendo um Deus de amor, você acha que Deus não teria o melhor para você?
Agora, é fato que há pessoas que mesmo conhecendo a verdade, escolhem se relacionar com alguém que não seja cristão. Neste caso, é preciso ter muito cuidado e estar ciente de que para cada escolha há uma consequência, seja boa ou não.
Conheço a história de uma moça que declarou firmemente sua fé, e colocou as cartas na mesa para um rapaz que estava interessado em se relacionar com ela: “Se quiser namorar comigo saiba que eu sou assim e ponto”, ela era cristã e ele não. Ela não abriria mão de estar na casa do Senhor. Ele, apaixonado, aceitou namorar ela, abriu mão dos interesses dele e, tempos depois, começou a ir à igreja até que um dia se converteu. Hoje estão firmes com o Senhor, um casal de jovens abençoados.
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos” (Cl 3.15). A paz de Deus precisa dominar nosso coração. Se você já é salvo em Jesus e está para se relacionar com alguém, faça isso desde que aja paz de Deus no seu coração,  paz só se encontra quando temos um relacionamento íntimo com o Senhor. Deus não é Deus de confusão e sim de paz  (1Co 14.33).
Infelizmente, nem todos têm disposição para orar e esperar no Senhor, por isso vemos milhares de jovens que caem em fornicação, engravidam antes do casamento, envolvem-se com drogas. Um relacionamento que poderia ser benção se torna maldição por falta de uma direção de Deus. “Errais por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus.” (Mt 22.27.). Quem entra em jugo desigual traz para si confusão, aflições e até mesmo pode passar para sua descendência, maldições hereditárias. O que o inimigo mais deseja é destruir famílias antes mesmo de elas serem estabelecidas, e ele fará isso começando pelo namoro. Um namoro “de qualquer jeito”, que leva a um casamento fracassando, poderá ter uma próxima geração sem fé e esperança no casamento. Consequentemente teremos uma Igreja sem autoridade; fracassada. Consegue imaginar isto?
Se você está em jugo desigual, em um relacionamento de confusão, ainda a tempo para Deus transformar. Ore ao Senhor.  Tenha visão de águia. Seja um(a) visionário(a) para enxergar o plano de Deus para sua vida que é bom e perfeito. “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jr 29.11.) Que a palavra do Senhor seja “rhema” na sua vida; revelada para trazer libertação, cura e alegria. Deus quer ser participante e não um coadjuvante na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários nos ajudarão a crescer em graça e em conhecimento da palavra do Senhor.

Deixe seu comentário e que Deus continue te abençoando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...