Minha foto
Grupo de Jovens salvos pela graça do Senhor, que por mais que se diferenciem entre si, unem-se em único propósito, servir a Deus em espírito e em verdade.

Que Mensagem há na figueira?



Que mensagem há na figueira?

Por Eber Góes


E, avistando uma figueira perto do caminho, dirigiu-se a ela, e não achou nela senão folhas. E disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente. (Mateus 21:19)

Ao ler esse trecho bíblico que em um versículo traz muitos ensinamentos a igreja do Senhor, começo a imaginar o nosso Mestre andando, fazendo milagres e maravilhas, entretanto em dado momento, ao longo dessa caminhada, Ele sente fome e avista uma Figueira. Então, me pergunto o que tinha de atrativo nessa figueira que chamou a atenção do nosso Senhor? Por que os olhos do Mestre se direcionaram em especial para ela? Resposta simples, que alguns até diriam lógica, Ele estava com fome e queria os frutos daquela árvore para saciar Sua necessidade. Mas existe algo além nessa mensagem do que o fato da fome do mestre e o da figueira ter secado. Ele não direcionaria os olhos para alguma árvore que não pudesse dar frutos. Nas passagens biblicas sempre há uma comparação entre os homens e as árvores, no Salmo 1° é clara essa correlação, o homem que se afasta do mal é comparado a uma árvore plantada junto a ribeiro de águas, que dá seu fruto no tempo certo e tudo quanto faz prospera. O texto diz: dá seu fruto no tempo certo, por falar em fruto, palavra bastante usada na bíblia, não é? Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda (João 15:16). Se fossemos fazer uma analogia com os tempos atuais, veriamos que nossas igrejas estão cheias desse tipo de figueira: robustas, bonitas, folhagens limpas e verdes, sombra ampla que agrada muitas pessoas, recebem a "chuva" (bençãos), se balançam com o "vento" (o fluir do Espírito Santo nos louvores, por exemplo), porém não produzem o principal, FRUTOS!!!!!!! O fruto de uma figueira é o figo, mas o fruto de um cristão são as caracteríticas da atuação do Espírito Santo em sua vida. O Apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas nos mostra alguns dos frutos do Espírito: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22). Nós temos que produzir os frutos do Espírito Santo em nossas vidas e isso só será possível se nós nos deixarmos ser usados por Ele. E como isso se daria? Ao abrirmos nosso coração para o Senhor, naturalmente ele quebrará o vaso (velho homem) e o reconstruirá novamente, mais bonito, mais forte, mais trabalhado. O que acontece é que muitos não querem ser "trabalhados", para alguns basta apenas "rachar" o vaso, não precisa quebrá-lo. Mal sabem eles que vaso rachado vasa, não serve. Permanecem como a figueira, tem boa aparência, até parecem espirituais, mas é apenas uma capa de uma árvore que na verdade não está dando frutos. A pergunta que fica para quando lermos esse texto é: Se o senhor procurasse agora os frutos de uma nova vida transformada pelo Espírito Santo, Ele encontraria? Qual seria o final se a figueira fosse você? O Mestre se "alimentaria" dos seus frutos ou diria: Nunca mais nasça fruto de ti! Ou, se fossemos expressar essa frase em outras palavras, seria: Morra! Fica a pergunta, qual seria o seu final?
Nosso Senhor não busca aparências, pouco importa qual posição você ocupa na igreja, na sociedade, na sua família, se você não se deixa ser trabalhado pelo Espírito, você é que nem a figueira, aparentemente tudo como deveria ser, porém está sem frutos, mas ainda há tempo de se arrenpender. Deus não está preocupado com quem você é na sociedade ou na igreja, mas sim como você deve ser. O Senhor quer que na verdade sejamos verdadeiros adoradores, que O adorarão em espírito e em verdade (João 4:24). O Senhor não quer o Diácono, o Médico ou o Patriarca, por exemplo, mas sim o Servo que é Diácono, o Servo que é médico e o Servo que é o  Patriarca da Família. Vamos nos despir de qualquer "capa de espiritualidade"  e sim, procurarmos ser verdadeiramente árvores frutíferas. Ainda há tempo para produzir frutos. Afinal, foi para isso que fomos escolhidos.

Fiquem na paz de Deus...
 

2 comentários:

  1. Texto muito interessante,Éber...
    Você cita algo que poucos citam: os frutos do Espírito.Geralmente ao ler João 15.16, as pessoas dizem: "o fruto do crente é outro crente.". Confesso que muitas vezes me peguei pensando: "mas basta ser crente para que sejam gerados outros crentes?" (espero que entendam minha colocação).
    O fato é muitas vezes esquecemos que precisamos ser transformados pelo Espírito, e que ao fluirem de nós os seus frutos, os quais você cita no texto, é que poderemos frutificar. A Palavra de Deus é clara:
    "Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim." (Jo 15.4)

    Que possamos permanecer em Cristo...lembrando que sem Ele nada poderemos fazer...e que Ele ache em nós árvores que frutifiquem,para honra e glória do Seu nome!

    Deus continue te usando,meu irmãzinho!

    =D

    ResponderExcluir

Seus comentários nos ajudarão a crescer em graça e em conhecimento da palavra do Senhor.

Deixe seu comentário e que Deus continue te abençoando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...