Minha foto
Grupo de Jovens salvos pela graça do Senhor, que por mais que se diferenciem entre si, unem-se em único propósito, servir a Deus em espírito e em verdade.

Como vencer a Ansiedade

COMO VENCER A ANSIEDADE

Por Pastor Manoel Nascimento
  
O que é ansiedade? Ansiedade é medo, inquietação, preocupação, angústia, “coração apertado”, tensão interna que paralisa, bloqueia, inibe, imobiliza, desconcentra, além de afetar sensivelmente o corpo espalhando vários tipos de sintomas,dores e até mesmo doenças psicossomáticas. O próprio Senhor Jesus Cristo alertou aos Seus discípulos para que não se deixassem dominar pela ansiedade ao dizer: “Não andeis ansiosos pela vossa vida”... E neste texto:
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fp 4.6-9).
             Temos um dos discípulos de Jesus, o apóstolo Paulo, orientado os cristãos em todos os tempos a respeito da ansiedade e como vencê-la! PARA VENCER A ANSIEDADE É PRECISO ORAR CORRETAMENTE. Em toda a Palavra de Deus a oração é apresentada como um dos mais tremendos poder à disposição do servo(a) de Deus. O apóstolo apresentou a oração também como um infalível remédio para a ansiedade (Fp 4.6-7). No entanto, ele mostra que é preciso orar corretamente! A oração deve abarcar: A petição que tem a ver com um pedido específico (Mt 15.22). A súplica é carregada por um fervor espiritual profundo (Lc 22.44) As ações de graças, que têm a ver com a gratidão pelas respostas as ações e pelo que Deus lhe tem dado (I Ts 5.18). Qual é o resultado da oração? A paz de Deus, guarda, protege o coração dos desejos incorretos e a mente dos pensamentos incorretos (Fp 4.7). Não existe ansiedade que resista ao poder da oração! PARA VENCER A ANSIEDADE É PRECISO PENSAR CORRETAMENTE. É fundamentalmente necessário que tenhamos a consciência de que os pensamentos são reais e tremendamente poderosos! É por isso que a Bíblia ordena que tenhamos todo pensamento cativo à obediência de Cristo (II Co 10.5). Reconhecendo o poder do pensamento para destruir ou construir, Paulo fez as seguintes recomendações (Fp 4.8) a respeito das coisas que devemos pensar como servos (as) de Deus: (a) Tudo o que é verdadeiro. Uma pesquisa constatou que apenas 8% das coisas que deixam as pessoas ansiosas, são motivos, legítimos de preocupação. Os outros 92% são imaginários e nunca acontecem! (b) Tudo o que é respeitável e justo. Tudo o que é digno de respeito é correto. Os servos (as) de Deus não devem perder tempo com o que não é respeitável. (c) Tudo o que é puro, amável e de boa fama. “Puro” refere-se à pureza moral. “Amável” significa belo, atraente. “De boa fama”, refere-se ao que é digno de ser comentado. (d) Tudo o que tem virtude e louvor. Se tiver virtude serve de motivação para nos levar ao crescimento espiritual e emocional e se tem louvor é digno de ser recomendado aos outros. Este é o crivo pelo qual deve passar os pensamentos, uma vez que os pensamentos afetam as emoções e estas, a vontade! Os pensamentos corretos nascem da meditação da Palavra de Deus (Sl 119.165). PARA VENCER A ANSIEDADE É PRECISO VIVER CORRETAMENTE. Os nossos atos exteriores, nosso comportamento externo é fruto do nosso interior. Isto é do que está dentro de nós. Foi exatamente neste sentido que Jesus disse: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7.20). O apóstolo Paulo enfatiza a necessidade de viver corretamente pela interiorização da Palavra de Deus (Fp 4.9). Quando se aprende, recebe, ouve, vê e pratica a Palavra de Deus, o resultado é a paz de Deus que domina o coração gerando estabilidade interior, consequentemente um comportamento saudável (Is 26.3-4). Não existe terapia mais poderosa do que o deixar-se dominar pela Palavra de Deus e vivê-la no dia-a-dia (Sl 19.7-11).  
           A ansiedade é um terrível mal que tem danificado a vida de milhões de pessoas! A ansiedade encontra um terreno próprio para se alastrar, onde não existe o suporte da fé no Deus Todo Poderoso. No entanto é possível vencer a ansiedade: Orando, pensando e vivendo corretamente, tudo isto fundamentado na eterna santa e imutável Palavra de Deus! O Espírito Santo chama você a viver uma vida de vitória sobre a ansiedade pelos recursos da Palavra da oração e do poder do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários nos ajudarão a crescer em graça e em conhecimento da palavra do Senhor.

Deixe seu comentário e que Deus continue te abençoando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...